top of page

Adeus ano velho, feliz ano novo. Guilherme Guimarães comenta o 2018 e o 2019 da Raposa

  • Foto do escritor: Na Marcação
    Na Marcação
  • 30 de out. de 2018
  • 5 min de leitura

Setorista do Cruzeiro concede entrevista ao Na Marcação e responde questionamentos acerca do que foi o ano do time e do que esperar para 2019.


Por Vitor Bueno

30/10/2018 | 22h34


Guilherme Guimarães é setorista do Cruzeiro no jornal Hoje em Dia e na Rádio Transamérica, já cobriu o Atlético-MG e o América-MG, mas o maior tempo de sua carreira como setorista foi dedicado ao Time Celeste.


Cruzeiro se sagrou campeão da Copa do Brasil 2018. O clube busca um sucesso ainda maior na temporada 2019

Qual o seu balanço acerca do ano de 2018 do Cruzeiro?

O ano de 2018 do Cruzeiro eu considero como positivo, o time foi campeão Mineiro e pode terminar na parte de cima a tabela do Campeonato Brasileiro, com chances de chegar ao G6. Então acredito que o meu balanço para 2018 é positivo, pensando o Cruzeiro esportivamente, dentro de campo. Falando fora de campo, o Cruzeiro passou por alguns momentos complicados, principalmente as questões financeiras, então, essa é a questão negativa que eu aponto em 2018, apesar de que, pelo menos, quando a gente conversa com membros da diretoria, eles se mostram preocupados em relação a essas questões financeiras, sempre apontam que o Cruzeiro passa por um momento difícil. Então são esses os dois lados em que analiso, esportivamente, principalmente pelo título da Copa do Brasil e o lado financeiro que o Cruzeiro precisa economizar mais para não passar apertado em 2019. Lembrando que o valor conquistado pelo clube na Copa do Brasil, mais de 60 milhões de reais, foi usado totalmente em 2018 para bancar os custos do Departamento de Futebol, então você consegue ter um pouco de noção de como foi o ano financeiro do Cruzeiro, porque gastar 60 milhões para cobrir um rombo grande no Departamento de Futebol, tanto por investimento recente quanto por detalhes antigos, vemos que a situação, de fato, não é muito boa na parte financeira.


O que esperar do time para o ano que vem? Qual deve ser a postura adotada pela diretoria?

O time pra 2019 vai sofrer mudanças, com certeza, o Cruzeiro tem um time muito experiente, tem um time com a média de idade bem elevada e acredito que a diretoria vai olhar muito para esse ponto, tentar dar uma abaixada nessa média, contratar alguns jogadores importantes, já que no ano que vem teremos novamente a disputa de Copa Libertadores e por isso o Cruzeiro deve fazer algumas mudanças na sua equipe visando a temporada de 2019. Alguns jogadores devem sair, isso acontece, é comum, outros devem chegar para reforçar. Dependendo de quem sair, o planejamento da diretoria vai ser em cima dessas posições que ficarem carentes ou que ainda são carentes. Então a gente pode esperar um time do Cruzeiro bem competitivo, a diretoria mostrou que tem sido muito aguerrida e audaciosa para trazer jogadores e conquistar títulos importantes para o clube.


Em relação ao elenco e folha salarial, o que você acredita que deve ser feito para o ano que vem?

O Cruzeiro vai passar por mudanças, sim, no ano que vem, mudanças no elenco, alguns atletas sairão, outros chegarão, atletas inclusive de renome, que ganham salário mais alto e que não têm sido tão aproveitados devem deixar o clube em 2019, e aí a diretora vai ter que ser inteligente para trazer atletas mais jovens e atletas com custo menor, mas que não deixem a qualidade do time cair. A folha salarial, é algo que preocupa o Cruzeiro, passando por problemas financeiros, é um trabalho muito minucioso que o Departamento de Futebol vai ter que fazer com a área comercial, com a área financeira para diminuir os gastos, diminuir o rombo que acontece sempre ao fim da temporada. O elenco a gente vai ter um panorama em breve sobre quem sai e quem chega, mas é certo que haverá mudanças, inclusive já conversei com alguns membros diretoria e a intenção é rejuvenescer um pouco esse plantel, que tem uma média de idade muito alta.


O que é mais importante de se pensar para a próxima temporada visando a disputa e uma possível conquista da Libertadores?

Conseguir equilibrar nessa balança parte técnica com a parte financeira. O Cruzeiro precisa saber muito bem como montar esse time para 2019 sem perder competitividade, tem que saber usar o dinheiro, ser assertivo nessa questão financeira para também não perder na parte técnica, já que na Libertadores o Cruzeiro bate na porta aí há 22 anos. Este ano de 2018 mostrou que tem algumas necessidades em algumas posições mais carentes, não tem reserva pra lateral-esquerda, a lateral-direita também não, então o Cruzeiro tem alguns problemas para serem resolvidos, pendendo não só para o lado financeiro nem só para o lado técnico.


Mesmo com a postura recente do Cruzeiro em relação à utilização e promoção de jogadores de categoria inferior para o time principal, você espera uma maior utilização da base nos próximos anos, tendo em vista que possuímos muitos jogadores de qualidade e que podem ser úteis ao time de cima?

O Mano Menezes surpreendeu em alguns momentos colocando jogadores muitos jovens no Campeonato Brasileiro, já que o Cruzeiro dava total atenção aos campeonatos mata-matas, principalmente o zagueiro Cacá, o Patrick Brey, que não foi uma revelação das categorias de base do Cruzeiro, mas é jovem e deve ter mais oportunidades no Estadual do ano que vem, o Ederson que foi contratado do interior do futebol Paulista. Acredito que no Campeonato Mineiro haverá muito essa utilização de jogadores, porque o Cruzeiro já fez essa experimentação de dar mais atenção aos mata-matas, e no ano que vem mais uma vez vai forte em busca do título da Libertadores.


Para você, quais as peças mais importantes que devem ser mantidas para 2019 e quem seriam os jogadores ditos “negociáveis”?

Bom a peça mais importante delas é o uruguaio De Arrascaeta, que com certeza vai receber alguma proposta aí nessa janela de fim de ano, ele é a grande pérola que o Cruzeiro tem, assim como o Fábio ou o próprio Thiago Neves, o Dedé também, outro jogador que é unanimidade no Cruzeiro. São jogadores importantíssimos e que vão ajudar com certeza o clube no ano que vem. Alguns atletas também experientes que não têm sido aproveitados podem deixar o clube, quem sabe o zagueiro Manoel já que o Cruzeiro vai dar mais oportunidades para o Cacá e não tem sido tão aproveitado nos últimos anos, o Cruzeiro tem esses atletas para fazer algum tipo de composição com outro clube, trocar jogadores. O Marcelo Hermes, emprestado, com certeza não deve ficar. No meio-campo o Mancuello, que não rendeu tão bem, o Bruno Silva que também não rendeu muito bem nessa temporada, mas o Mano confia muito nele, o Lucas Silva, um jogador que tem contrato até o meio do ano que vem, o Cruzeiro já precisa também fazer um planejamento, ver se vai ou não comprar o jogador ou se vai tentar o empréstimo, que eu acho difícil. No ataque fala-se em Fred com proposta do exterior ou o Sassá que já foi cobiçado pelo Fluminense, o Rafael Sóbis que tem contrato perto do fim, então o Cruzeiro pode fazer uma modificação muito grande no seu elenco.

Comments


  • twitter
  • Instagram ícone social

©2018 by Na Marcação. Proudly created with Wix.com

bottom of page